segunda-feira, 9 de abril de 2012

Zoo Musical

O meu livro Zoo Musical, editado pela Calendário das Letras, em 2010, é um dos 30 livros portugueses para a infância e juventude mais recentemente adquiridos pela Biblioteca Internacional da Juventude, na Alemanha. Seguem-se algumas ilustrações do livro, de autoria de Ana Biscaia, bem como o respectivo corpo da notícia, cf o semanário Sol e a Lusa:












"Trinta livros portugueses para a infância e juventude são as mais recentes aquisições da Biblioteca Internacional da Juventude, na Alemanha, considerada a maior do mundo na área infanto-juvenil,
com cerca de 600 mil títulos.
As obras portuguesas foram escolhidas por aquela biblioteca durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, que decorreu em Março, em Itália, na qual Portugal foi país convidado.
Jochen Weber, um dos responsáveis da biblioteca, explicou à Agência Lusa ter ficado «muito satisfeito com a selecção de livros», que passam a integrar o arquivo do organismo.
«São um bom apoio para reforçar a presença de livros portugueses» que já existe na biblioteca,
disse Jochen Weber.
Os livros foram escolhidos entre os 150 que a Direcção-geral do Livro e das Bibliotecas tinha em exposição no espaço oficial de Portugal, naquela feira italiana.
Entre os 30 títulos escolhidos contam-se textos de Alexandre Honrado, Manuel António Pina, António Mota, Luísa Dacosta, José Jorge Letria, António Torrado, Eugénio Roda, Amadeu Baptista e obras ilustradas por Cristina Valadas, João Vaz de Carvalho, José Feitor, Marta Madureira e Tiago Manuel.
A eles juntam-se ainda Oinc! A história do príncipe porco, com texto de Isabel Minhós Martins, a partir de um conjunto de litografias de Paula Rego, Sérgio Godinho e as 40 ilustrações, com obras de 40 ilustradores para outras tantas canções do músico português, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, uma edição recente com ilustrações de Tiago Albuquerque e Adriano Lameira.
Todos os livros foram editados entre 2010 e 2012.
A Biblioteca Internacional da Juventude, que funciona num castelo em Munique, foi criada em 1949 e, desde então, tem constituído um arquivo com literatura infanto-juvenil de todo o mundo, que totaliza actualmente cerca de 600 mil títulos, disse Jochen Weber à Lusa.
Anualmente, a biblioteca escolhe cerca de 200 títulos de 50 países para os seus arquivos, mas como Portugal foi país convidado em Bolonha, efectuou uma selecção extra da literatura portuguesa.
À margem desta escolha dos 30 livros, no início do ano a biblioteca divulgou a lista de seleccionados de 2012, que incluía A manta, de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, e o romance Meia hora para mudar a minha vida, de Alice Vieira.

Lusa/SOL "

2 comentários: