sábado, 14 de abril de 2012

Aniversário da minha fiha Raquel




(a minha filha Raquel, com o meu neto, Afonso)



POEMA PARA A MINHA FILHA RAQUEL, QUE FAZ HOJE ANOS


De súbito, sabemos que não perdemos o coração.
O coração eleva-se ao ermo, cinge-se à memória,
passa a sufragar tudo o que resta –  e aparece.
Aparece a brilhar num espaço negro.

De súbito, tudo volta para trás. Tudo é cativo.
E volto a passar as mãos pelo teu cabelo,
essas  ínfimas aves que chegaram a uma praia
que ninguém sabe que existe, o coração.

 De súbito, a morte faz sentido. Não se sabe
que quantidade de dor estiolou na árvore, como ficaram
roxas as mãos, e o mar, a sua superfície azul, foi
os teus olhos, os meus olhos nos teus num movimento atroz.

De súbito, o coração aparece – é um barco
à deriva no teu peito, e tudo o que te pertence me pertence,
e é por ti que chega, e é a ti que reconhece quando a treva vem,
 e nada mais vem ao coração.





inédito
poema e fotos © de Amadeu Baptista 


Sem comentários:

Enviar um comentário