segunda-feira, 28 de maio de 2012

FITEI



A abertura oficial da 35 ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica acontece a 28 de Maio, Segunda-feira, às 21h30, no Mosteiro São Bento da Vitória, no Porto, com a apresentação da mais recente criação da companhia de teatro itinerante Footsbarn, “Indian Tempest (Tempestade Indiana)”, a partir do clássico de Shakespeare. O espectáculo, encomendado por Guimarães 2012 à Footsbarn Travelling Theatre, cuja estreia mundial aconteceu em Guimarães, repete no dia 29 de Maio, Terça-feira, às 19h00.


Em destaque na programação para os primeiros dias do Festival está a produção própria do FITEI para esta edição – “Sinfonia Erasmus” (29 de Maio, Terça, 17h00, Estação de São Bento), realizada com a comunidade de estudantes de Erasmus da cidade e dirigida por Claire Binyon, em estreia absoluta. O segundo dia do Festival traz-nos ainda a peça “Soy la Outra (La Diva)” (29 de Maio, Terça, 22h00, Teatro Helena Sá e Costa) na qual num só acto, a actriz Alba Sarraute, que é também palhaça, música e acrobata, narra os impulsos que levaram a sua personagem a aspirar uma vida de excentricidade.



Ciclo São PalcoO Teatrão organiza de 29 de Maio a 8 de Junho de 2012, em Coimbra, o Ciclo São Palco, uma mostra de teatro brasileiro de São Paulo. Esta mostra, que integra o FITEI e conta com o apoio da FUNARTE e da Embaixada do Brasil em Portugal e com a colaboração do TAGV e da Cena Lusófona, conta com a apresentação dos seguintes espectáculos: “Quem Não Sabe Mais Quem É, O Que É E Onde Está Precisa Se Mexer” da Companhia São Jorge de Variedades (29 de Maio, 21h30, OMT – Sala Grande), “Mire Veja” da Companhia do Feijão (31 de Maio, 21h30, OMT – Sala Grande), “Luis Antonio-Gabriela” da Companhia Mungunzá de Teatro (3 de Junho, 21h30, OMT – Sala Grande), “Hygiene” do Grupo XIX de Teatro (7 de Junho, 20h00, Largo da Sé Velha), “Ópera dos Vivos”, da Companhia do Latão (8 de Junho, 21h30, TAGV). 

Bilhetes e informações

Em 2012, o FITEI ocupa temporariamente o nº 64 da Rua Cândido dos Reis para instalar a loja do Festival.  O espaço, que está aberto de 21 de Maio a 3 de Junho (Domingo a Quarta – das 12h30 às 20h00 e Quinta, Sexta e Sábado – das 12h30 às 24h00), possibilita a compra de bilhetes e a aquisição em exclusivo da assinatura FITEI que por 30 € permite o acesso a 6 espectáculos à escolha.
A pensar nos mais novos, o FITEI apresenta o espectáculo “Farfalle” (30 de Maio, Quarta, 11h00 + 18h30, Balleteatro Auditório) do Teatro di Piazza o d'Occasione, uma peça dedicado a “meninos e meninas, pintores e bailarinos” sobre a vida das borboletas, onde os mais pequenos são convidados a participar. Depois do Porto, esta peça é apresentada em Faro, Viseu e Guarda. Em estreia absoluta, a peça “As Intermitências da Morte” por Ítaca Teatro / Quinta Parede sobe ao palco do TeCa nos dias 30 e 31 de Maio, às 21h30, uma co-produção entre Itália e Portugal a partir do livro de José Saramago (projecto, texto dramático e dramaturgia de José Caldas).

Sem comentários:

Enviar um comentário