terça-feira, 17 de janeiro de 2012

GUSTAVE COURBET


GUSTAVE COURBET: A ORIGEM DO MUNDO (1866)

Para os que esqueceram
a nudez com que aqui chegaram,

e de onde todos chegam,

crio.

A perda,

a perda que é sempre só resgate,
vem comigo,

quer dizer,
ponho-a nos quadros
para que, na exibição do ultraje,
nada se extinga,

nada se perca
e tudo se transforme.

Este é o rosto invisível de um quasar,

e a mulher que posa é Joanna Hiffernan,
a amante de um amigo,

enquanto o mundo,
o velho mundo,
se esquece que há em Deus
muitos mistérios

e que são os homens que os fazem.

O que se escuta, aqui?

Talvez só se escute alguma coisa estranha,

que os ocres e os vermelhos sublinham
com as insinuações brevíssimas na folhagem
que corre no talude.

Ou o ruído,
quase imperceptível,
de uma aranha a fazer a teia,
a luminosa teia da manhã.

Ou, talvez, se escute
a dimensão do universo,
com os seus firmamentos irreais,
as suas bocas, hiantes,

a adocicar os negros,
os meios tons,
a grave claridade de um grito a derramar-se
no fundo de um ribeiro.

Ou isso, ou muito mais:

o pôr-do-sol,
as raparigas que passam com os seus lenços
brancos,
perseguidas por homens em cujos olhos
vai o carro de Zeus,
e Apolo,
e as Eríneas,

e a aurora,
com o seu labor operário

no ar recém lavado
da imundície da cidade,
onde a soberba dos ricos
ainda dorme

e onde há órfãos insones,
em busca,
pelos cantos,
de um pão, ainda que recesso.

Eu crio:

estrume,
ou esterco,

crio,

para que o meu testemunho,
sob o efémero,
possa aguilhoar as almas
e consumar
a união entre o diverso e o transitório,

e não haja mais escândalo
que o escândalo
de ser a soberba a nossa ignorância

e a nossa ignorância a desventura.

O que há para ver nos genitais de Joanna?

O fogo?

A presença divina?

A parte da memória que não sabemos
onde está escondida?

A anunciação?

A carroça de feno que os peixes
empurram porque não há
estrelas na noite?

A expectação?

O ribombar dos canhões
no campo de batalha?

O fim de tudo?

A deposição?

O terror do martírio?

A serpente?

Ou só, apenas,
o indício seguro
de que a nossa humanidade é assim,
terna e tenra,
oferente e solícita,

ainda que tudo seja
aterrador
e a aflição
nos cerque?

Joanna é doce,

suporta sem queixume
a pose que lhe impus,

e sabe como,
no princípio,
cobria tudo a treva,

e a mulher chegou
toda de branco,
com uma luz nos olhos e os dedos
abertos
para a farinha,

e que, aos seus ombros,

vieram aves
que, de árvore em árvore,
cantaram o fulgor das primícias,

os frutos,

o sangue vivo
que vinha da mulher numa corrente
purificadora.

Eis o conjuro:

estar vivo.

E passam nos meus olhos
imagens dos amigos,

e Juliet Courbet, dormindo,
como uma criança,

Gabrielle Borreau,
que olha o infinito,

e Besançon,
e os campos floridos,
onde brinquei em menino

a roubar ninhos,
a explorar as grutas,
a desvendar a vida.

Joanna é doce,
sorri-me quando pode

e canta,
para entreter a monotonia
a que a pose para este quadro obriga:

e eu olho-a,
e olho-me,

e escuto-a a cantar
como se fosse um pássaro de ausência,

e eu um homem
sem mais remédio
do que pintar assim

como que fascinado,
como que enfeitiçado,

a suprir uma falta,

uma falta imensa na luz que me convoca.

Para os que esqueceram a nudez
com que aqui chegaram,

e de onde todos chegam,

crio,

apenas.


(in Doze Cantos do Mundo, Sintra, Edição CM Sintra, 2009)

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