quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quanta Terra!!!, 2001 (Organização de Antologia)


Em 2001, a propósito da exposição 'Vilanova Artigas, Arquitecto', realizada na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, em Almada, organizei a Antologia 'Quanta Terra!!! Poesia e Prosa Brasileira Contemporânea'. Autores representados: Alexei Bueno, Affonso Romano de Sant'Anna, Iacyr Anderson de Freitas, Lêdo Ivo, Renata Pallottini, Vera Lúcia Olivira (poesia) e Fernando Fábio Fiorense (prosa).

Dessa Antologia, um poema de Renata Pallottini:



UM GALO A ASCLÉPIO

            Eu devo
um galo
            a Asclépio

Não vos esqueçais disso
não vos perturbeis com a minha agonia

            Eu devo
            um galo
            a Asclépio

As dívidas devem ser pagas
a prestação de contas é inevitável

Crescerá a grama sobre o meu túmulo
não mais terei noites de insónia
meus pés estarão ficando frios
minha cabeça será um vulcão de dúvidas
a vida não se encerra sem todos os acertos
lembrai-vos sempre das palavras de um velho
lembrai-vos sempre do momento que antecedeu
a minha agonia

            Eu devo
            um galo
            a Asclépio

Essa dívida é única
e infinita


Renata Pallottini nasceu em São Paulo, a 20 de janeiro de 1931. Cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia; escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão. Publicou, entre outros, os livros: A Casa, São Paulo, 1958; Coração Americano, São Paulo, 1976; Chão de palavras, São Paulo, 1977; Noite Afora, São Paulo, 1978; e Obra Poética, 1995.

(in Vários, Quanta Terra!!! Poesia e Prosa Brasileira Contemporânea, organização, selecção e notas de Amadeu Baptista, Almada, Casa da Cerca, 2001)



Sem comentários:

Enviar um comentário