segunda-feira, 19 de março de 2012

João Rui de Sousa

João Rui de Sousa


A Associação Portuguesa de Escritores acaba de atribuir o prémio Vida Literária a João Rui de Sousa. Este prémio, atribuído a cada dois anos, no valor de 25.000 Euros, visa a consagração de autores portugueses. tendo sido, em edições anteriores, já atribuído a  José Saramago, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen e Eugénio de Andrade.

João Rui de Sousa é um poeta português nascido a 12 de outubro de 1928, em Lisboa. Tirou o curso da escola agrícola D. Dinis e fez a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa. Desenvolveu atividade profissional na Biblioteca Nacional, foi membro do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários e júri de diversos prémios de poesia. Colaborou com crítica literária e criação poética em inúmeras publicações, entre as quais Colóquio/Letras, JL, O Tempo e o Modo, Seara Nova, Crítica, Folhas de Poesia, Bandarra, Cronos, Nova Renascença, entre outras. Co-dirigiu, em 1955, com António Carlos, António Ramos Rosa, José Bento e José Terra, a revista Cassiopeia. Embora a estreia em livro date de 1960, com Circulação, a sua revelação poética deu-se na década anterior, nas páginas de Cassiopeia, Cadernos do Meio-Dia e Notícias do Bloqueio, integrando uma geração poética que assimila e supera as estéticas surrealista e neorrealista e que tende para recusar todo o tipo de tentação de facilidade, seja a nível rítmico, seja a nível da expressão imagética, vocacionando-se para a fixação do real num enquadramento de reflexão ontológica. (Fonte: infopédia).

Ao poeta e amigo fica o abraço de parabéns.

 
 

1 comentário:

  1. Prémio merecido, este "Prémio Vida Literária" que a A.P.E. decidiu atribuir a um excelente poeta e, simultaneamente, resguardado e silencioso em sua lavra/rota de utopia.
    Parabéns também ao Amadeu pela singela homenagem ao João Rui de Sousa.

    ResponderEliminar