quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sobre as imagens # 2



VISITAÇÃO

No fundo azul, sobre a paisagem que Deus
assombra, os cães da aldeia uivam, e a loucura
mansa da mãe ergue-se para o dia, como se a luz
absorvesse, compacta e radiante, as virtudes do medo
e da expectação. É preciso um sinal para dizer
quem sou e de onde venho, e é assim
que construo a viagem, pelo brilho destes olhos
que, tal como vêem, tudo ignoram, embora esteja
a noite cheia de murmúrios e o dia, espesso, adense
o sortilégio por que a divindade exulta.

Fremem relâmpagos sobre este olhar baixo
que uma outra mulher vem perscrutar,
conjecturando como pode o mundo destruir-se
pela ternura e os inconsoláveis possuírem,
desde o tempo dos tempos, uma insaciável fome
de infinito. E há, na claridade, os cerros nus, e os desgraçados,
os coxos e os cegos, e os malditos que, inquietos e ávidos,
aspiram a este regaço, onde me acolho porque é ainda cedo
para que as minhas asas sejam uma cruz.

Na placidez inquieta minha mãe deslumbra
a minha vinda e a vinda do profeta percursor,
a que Isabel dará misericórdia e nome,
porque o sangue de ambos aquece e ambos somos
chuva de fogo e redenção, tal como está escrito
e sobre a minha garganta se inscreveu
quando a ave planante sobrevoou o poço e o vivificou.

É preciso um sinal para dizer quem sou e de onde
venho, sempre que o sol se ergue para norte
e o monte Hermon se enche dessas sombras
que nos consumirão, enquanto a chuva inunda
a luz e o meu corpo é só consolação, o pão, o peixe, o mel
e o júbilo dos homens que ainda não nasceram,
mas hei-de fazer ouvir, para que se prolongue o chamamento.

(in Sobre as Imagens, Cosmorama, Maia, 2008)


Vasco Fernandes (Grão Vasco), 'Visitação', óleo s/ madeira, 177 x 93 cm (1506-11)


1 comentário:

  1. O Natal é o calor que volta ao coração das pessoas,
    a generosidade de compartilhá-la com outros e a esperança de seguir adiante.
    Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações neste Natal
    Com todo carinho te deixando meus votos de Um Feliz Natal para você familia e amigos.
    Beijos no coração .
    Conheci seu blog hoje tomei a liberdade de seguir você.
    Amei sua postagem ficarei feliz em receber você no meu cantinho.

    ResponderEliminar