quarta-feira, 5 de março de 2014

Rui Tinoco

4 POEMAS DE RUI TINOCO
(poeta convidado)


o leitor afinal sou eu

o leitor afinal sou eu
a rever o texto: mão
a massajar a cara em
frente ao papel. farrapos
de infância. a memória
longínqua do espanto
das coisas. o leitor afinal sou
eu a erguer-me do texto
a dizer-me: «isto é
solidão». eis uma outra
perspectiva para
a escrita.
sobra, porém, a dança
imperceptível das palavras e,
claro, a anotação meticulosa
dos lapsos.

(inédito)


Tanto sou leitor como …

Tanto sou leitor como
escritor. gosto de brincar
em frente ao espelho, rasgar
o branco com a caneta
para me descobrir, do outro
lado, sentado num cadeirão,
a ler atentamente o texto.
como será esse texto?

(in revista Diversos, nº. 17 )



a vernissage atraiu altas…

a vernissage atraiu
altas individualidades. sentia-se
um cheiro difuso a perfume
as roupas caras amaciavam
o olhar. compareci munido
apenas de uma interrogação.
vi-te a conversar no meio das pessoas
e dos gestos. parecias estar
convencida. os copos de champagne
erguiam-se em hastes esguias
os copos de champagne pareciam
espadas para intimidar. Foi
então que me dirigi ao bengaleiro
deixei a minha pergunta
a troco de uma ficha com
número. nunca me hei-de
esquecer: era
o vinte e cinco.

(in revista Diversos, nº. 17 )



o barco sulcava a espuma

o barco sulcava a espuma,
isto é as palavras e o leitor,
debruçado na proa,
gritou-me, a mim, que estava
recostado na margem: «é capaz
de ser uma boa ideia para um
poema, o que achas?»
não lhe respondi, para estas
coisas é necessária alguma
ponderação. quando cheguei
a casa porém percipitei-me
nas letras, e, concidência!,
não é que o leitor estava
precisamente aqui à minha
espera? há coisas que não
consigo compreender: desembarcou,
parecia feliz,
e eu compreendi que já era demasiado
tarde para contrariá-lo.


(in Era uma vez o Branco, 2013 )







                                                               © dos poemas: Rui Tinoco; da foto: Amadeu Baptista


Rui Tinoco nasceu em Vila Real, em 1971. Viveu em Braga na infância e na adolescência. Em setembro de 2011 publicou o livro de poesia O Segundo Aceno (Águas Santas, Edições Sempre-em-Pé) e o Era uma Vez o Branco em 2013 (Volta d’Mar, Nazaré). Licenciou-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, no Porto, onde se doutorou em 2005 e actualmente reside. 



Sem comentários:

Enviar um comentário