quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Lêdo Ivo 1924-2012

Acabo de ter notícia da morte de Lêdo Ivo, em Sevilha, no passado dia 23. Tive a felicidade de o conhecer pessoalmente nas Correntes de Escritas, em Fevereiro de 2009. Numa das cartas que teve a amabilidade de me escrever, referiu, apesar da nossa diferença de idades, «sermos amigos de infância».


Em 1995 publiquei no nº 640 do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias este poema, em sua homenagem:





SOBRE UMA FOTOGRAFIA  DE LÊDO IVO

Tenho agora a imagem de Lêdo
no seu sobretudo galopante
e sei como me fala de uma raposa
de bronze, na estadia precária
desta vida.

Visito-o nas palavras estranhas,
essas mesmas que usa na navalha
diária para escrever
enquanto um manto de escuridão e luz
lhe ensombra e clarifica o rosto.

Ledo o vejo ainda entre cadelas
e putas
a sobrevoar aeroportos
e a perder-se de rua em rua
como um soldado
antes de celebrar o armistício
e desfraldar ao vento
a bandeira da pátria nunca vista.

Ele acompanha-me
e faz-me bem relê-lo,
Lêdo no coração
com a professora de estética
que bem poderia ser a causa próxima de uma paixão
se fosse a outra,
a que tomou café no mesmo café
onde eu escrevo agora
e se não chama Clitemnestra,
mas ocupa secretamente uma parte do meu quotidiano deslumbrado
por aquela saia curta e esse rosto inefável.

Olhe, Lêdo, há muito tempo que a poesia
me deslumbra, sobretudo a sua,
com esse acento trágico e efémero
a desafiar a noite
e a entregá-la ao sono e ao sonho
de ser sobrevivente de um naufrágio
que nunca aconteceu
mas vivemos juntos tantas vezes
que o oceano que nos separa
acaba por unir-nos
no rastro de tanta gente que caminha
connosco sobre as águas.


© de Amadeu Baptista



(Foto de Fevereiro de 2009, na Póvoa de Varzim.
Da esquerda para a direita: Lêdo Ivo, Amadeu Baptista e Eduardo Bettencourt Pinto)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário