terça-feira, 18 de junho de 2013

Eldrid Lunden



POEMAS DE ELDRID LUNDEN


LIVRE

Nas traseiras da minha casa
suspendem-se gritos de crianças,
na parte da frente
há um abismo negro
sobre a janela, a noite
é um negrume,
em mim
vive uma solitária
mulher branca.

f.eks.juli, 1968



SIM, CLARO

Sim, claro,
a minha cor favorita é
o preto.
A minha camisola diária é preta
e está tão puída
que o soutien ilumina
os rostos com que me cruzo.

Dois vestidos tenho
com o decotado
enxovalho
a felicidade,
com o subido ao pescoço
injurio
a morte.

Hoje vi-me ao espelho
já não me posso vestir de preto,
a ponto de que está de me dominar
o rosto.

f.eks.juli, 1968



Caminho por uma lenta terra
azul com uma brisa suave sobre
as mãos, a chuva abre-se e
fecha-se silenciosamente.

Um sinal branco, o
silencioso
movimento de um agasalho
claro que tornou e
entrou lentamente na praia.


Um sinal branco, o dia
o olhar, não
talvez não seja
nada,
passou com tal
rapidez.

Eu sou a Ana, tenho vinte e oito
anos, sou visível
no portal de casa todas as manhãs, um aberto
movimento no ar.

Sou a Ana, tenho vinte e oito
anos de idade. Penso cada vez mais
em que sou visível no portal
todas as manhãs, após o que me sento no carro.

Sou a Ana, tenho
uma mancha na língua
lá está uma palavra,
sei-o.

Grande silêncio paira no bosque
no outono, o olhar dela
é uma gota transparente sobre a pele.

Sou a Ana, sinto uma brisa
cada vez mais pesada sobre
a cabeça, peso cada vez menos
a cada dia que passa.

Uma manhã quando saía
a cor do ar aproximou-se
um pouco, no instante em que me volto
e fecho a porta, ouço
talvez, os travões
de um automóvel.

Jorros molhados na superfície, a nossa
pequena humidade grisalha, no mais exterior
dos poros.

Há muitas brilhantes
contradições no mar, hoje
são as rectas paralelas.

Sou a Ana, vejo
erva amarelecida junto das ribeiras, e pássaros
brancos como a tormenta.

Desço a flutuar pela estrada e a luz,
alguma coisa leve veio com a luz como uma
explosão contra um juízo, em seguida desaperto
a minha roupa e a luz sai aos borbotões
do meu corpo.

Estou na estrada, com
o vento fragilmente sobre
mim, tão simples.

Mammy, blue, 1977



Regressar deslizando, baixar
deslizando até ao seio
materno, a viscosa
chuva na mente,
a sensação de pontada
na água.

Mães que te seguram firmemente
na grande corrente
agarram-te pela garganta, por detrás
com um pequeno pescoço branco.

As sugadoras coxas das mães, como
esponjas no interior dos sentimentos.

As brutais coxas das mães, brandas & firmes,
dobrados sobre salários, impostos e a boa vida.

As ancestrais correntes
das mães, a escuridão fechada
em volta de humores esponjosos e o ar
penetrante do baixo ventre.

Imagens que nunca subirão à superfície
completamente, água que
não se limpa
lavando-a.

Vejo uma mulher que atirou os seus braços
ao rio. E as suas pernas. Está sentada
sobre um jornal na margem do rio,
a gesticular com a boca.

Escreveu na totalidade toda a vergonha da
sua vida com umas pinças, quer
usar uma linguagem completamente desavergonhada,

enlear a catarata, cuspir
na pedra do rio, dizer que nunca
esteve aqui.

Está a trabalhar agora com o azul, a água
coloca-se friamente
junto à pupila, o ar
está a fechar-se serenamente à volta de
uma mão.

Mammy, blue, 1977



A LUTA ENTRE O SENTIMENTO E A RAZÃO

A luta entre o sentimento e a razão
existe? Sim, existe
entre a razão débil
e o sentimento débil.

Tens medo de que se manifeste
o irracional em ti? Que apareça?
O irracional é todo
o extremo, visível em todas as partes.

Gjenkjennelsen, 1982


Versão minha - © Amadeu Baptista



Eldrid Lunden, nasceu Naustdal, em 1940. É poeta e ensaísta. Formadora criativa, influenciou as mais novas gerações de criadores noruegueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário