quarta-feira, 4 de março de 2015

Árvores no Coração # 6


 SALIZ SALICACEAE

Digo que são salgueiros o que vejo da minha janela. Digo
De que destas árvores vem um uivo que se escuta muito longe
E que o ar se dissolve nas lágrimas sumptuosas destes ramos.
Digo que o mistério é sermos das árvores e que tudo

O que se amplia em nós vem desta reminiscência inaudível. Digo que o rio
Abençoa estas árvores, e a chuva, e todas as tempestades do universo,
E que a magia é saber que existes algures, muito para lá do desaforo
De tudo ser pertença do silêncio. Onde estes ramos tocam a minha cabeça

Estou eu com um clarão a invadir-me, a ver estas árvores
Como cavalos rudimentares e solenes, como frutos inusitados
Que ascendem da treva. Digo que há um desabrigo de ossos
Na presença destas árvores, um abismo, uma casa em ruínas

Que decompõe a noite em partes coloridas, simétricas. O pintor
Toca-as, põe-lhes olhos e bocas, reparte-as pela tela, invoca
O que elas têm de implacável, talvez um anjo, talvez um demónio,
Por certo uma parte de sombra que o coração não sabe como acolher

Mas vela as coisas com agudo discernimento. Os salgueiros
Que vejo da minha janela improvisam pactos e concordâncias,
Não sabemos porque choram, porque uivam ininterruptamente,
Nem eu sei onde estás, em que lugar me proteges,

Em que caminhos abres o coração ao que te rodeia e faz de nós
Seres absolutos e frágeis, seres sem mais comedimentos do que a esperança.
Talvez a natureza não seja mais do que uma interrogação, o que cresce
Nos ramos dos salgueiros em direcção à terra sem que nenhum mensageiro

Se anuncie, sem que nenhuma dor deixe de assinalar, do mesmo modo
Que os salgueiros tomam o rio como um rumor verdadeiro, um cântico,
Uma peroração que nunca cessa. Digo que os salgueiros
São o que somos a cada momento, sede que não se mitiga,

Fome que não se apazigua, ainda que os campos em volta se iluminem
E a cada hora os pássaros reprimam a fadiga de aqui estarmos.
Digo que os salgueiros são a minha janela, tu estás longe,
Tudo está longe quando a beleza sem mácula não me assiste

Mas sobre a terra caem pequenos milagres, pequenas núpcias
Que transformam o desencanto em encantamento, feitiço
De árvores que evoluem ao longo da minha janela e te trazem
Para perto de mim na crucial desolação do universo.

Não sei que abandono seja este, o amor é ubíquo, os salgueiros
São a constelação esperada, segue o rio o seu curso de ser mais do que rio,
Tudo em volta reverdece, ainda que destas árvores chegue um uivo que não cessa,
E tu e eu sejamos a grande colheita em que tudo é fulgurante silêncio.


© (inédito) Amadeu Baptista 





  arte de Agostinho Santos







Sem comentários:

Enviar um comentário