sexta-feira, 13 de maio de 2011

Outros Domínios (Clamor por Florbela Espanca), 2008



32.
A dor – não obstante a dor, chegarei a Horeb
antes que a noite caia, e direi os meus versos
de contrição e êxtase a quem tiver ouvidos.

E direi que a dor é como o fogo ou a lua,
e que me fortaleço na desolação, e o meu caminho
é pelo lume e os astros iluminado,
e mais me fortaleço na desolação.

Eu chegarei ao mar, e cantarei o hino,
e a minha canção incendiará a noite,
e os versos invocarão o homem, o bem-amado, o excelso,
e pelo meu canto aproximarei o coração
ao coração das raparigas que cantam em Jerusalém.

E direi que a dor é como o lume e os astros,
e que me fortaleço na desolação, e o meu caminho
é iluminado pelo fogo ou a lua,
e mais me fortaleço na desolação.


(in Outro Domínios (Clamor por Florbela Espanca), Vila Viçosa, Edição da CM de Vila Viçosa, 2008

Prémio Literário Florbela Espanca, 2007



(Florbela Espanca, Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1894, Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930)

Sem comentários:

Enviar um comentário