terça-feira, 3 de maio de 2011

Pedro Tamen


Pedro Tamen vence o Grande Prémio de Poesia APE/CTT – 2010


O júri constituído por Ana Marques Gastão, Fernando J. B. Martinho e Francisco Duarte Mangas, reunido na Sede da APE, decidiu, por maioria, atribuir o Grande Prémio de Poesia APE/CTT, edição de 2010, ao livro 'O Livro do Sapateiro', de Pedro Tamen (D. Quixote).
O Grande Prémio de Poesia, instituído em 1989 pela Associação Portuguesa de Escritores, é patrocinado pelo Correios de Portugal (CTT). 
A cerimónia de entrega do prémio será oportunamente divulgada.
Para Pedro Tamen, um caloroso abraço de parabéns!
Pedro Tamen nasceu em Lisboa a 1 de Dezembro de 1934. Licenciado em Direito, publicou os seus primeiros poemas nos «cadernos de cultura» Anteu, de que foi co-orientador e de que saíram apenas dois números, ambos editados em 1954. Pertenceu à direcção da Associação Portuguesa de Escritores entre 1973 e 1975. Foi presidente do PEN Clube Português entre 1987 e 1990 e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian. É autor de inúmeras traduções para português, designadamente de Lautréamont, Proust, Breton, Foucault, Flaubert, etc…Tem a sua poesia reunida em ‘Tábua das Matérias’ (Círculo de Leitores, 1995). ‘O Livro do Sapateiro’ foi publicado em 2010, pela D. Quixote. Já em 2011 publicou, na mesma editora, ‘Um Teatro às Escuras’.


Sem comentários:

Enviar um comentário