terça-feira, 3 de julho de 2012

Eduardo Bettencourt Pinto


Eduardo Bettencourt Pinto, poeta convidado

3 poemas inéditos




Dança

Procuro no escuro as elevações e o delírio,
mas é a tua voz que me leva
ao fogo.
Atravesso a floresta e o mistério,
o sol mais bravo da noite.
Os teus cabelos ardem
sob a eternidade das minhas mãos.
Uma gaivota grita no silêncio das sombras.
O teu corpo ondula numa viagem
que me leva num barco de água branca
como se em cada setembro
dos teus murmúrios voltasses
com todas as rosas da madrugada
e uma gota de chuva
em cada unha.
Só no fim dos mais violentos relâmpagos
regresso dos teus olhos
nu e inocente como uma criança.








Madrigal rente à Primavera

Começo a ouvir o teu nome com o cantar das aves.
Chove na música das primeiras sílabas
e uma abelha voa entre o rumor dos teus cabelos.
Vens de muito longe, do momento em que uma pétala
se abriu sobre o esplendor do mundo.
Tão pura a água que corre entre o silêncio
e o deserto onde a manhã se enche de gritos!
Começo a ouvir-te como se numa terra em chamas
os meus passos fossem as ervas que um dia pisaste
enquanto dançavas de braços abertos
à minha solidão, infinita e glacial.





Melancolia

Como se morre diante de uma palavra? Tantas que passaram pelos meus dedos – cardumes, nuvens, revoada de pombos. Areia. Já foram os calções e as sandálias da minha infância. Eu sei: trago-te hoje tão pouco! Mas é impenetrável a neblina dos montes no coração de um homem. O poema nem sempre é o deserto que fulgura diante dos olhos, a tarde de oiro que se levanta em Setembro sobre o cântico da tribo. Às vezes é esta palavra frágil e cansada entre outras palavras e que cega voa em direcção às dunas onde a noite se cala, de tão triste, no fim desta viagem pelo dia.




(poemas de A Cor do Sul nos Teus Olhos - no prelo)




Fotos (ilustração dos poemas): © de Amadeu Baptista

Poemas: © Eduardo Bettencourt Pinto


Eduardo Bettencourt Pinto nasceu em Gabela, Sul de Angola, em 1954. Tem vários livros de poesia e ficção publicados. A sua poesia está representada em várias antologias, tanto em Portugal como no estrangeiro. Vive no Canadá desde 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário